Hoje visitei a escola de Agodim. A professora Sandra tinha preparado uma aula em que os alunos interagiam com os computadores. Era necessário lerem e escreverem para assim construírem um texto. A tarefa resultou muito bem.

 

 

computador

Plano de aula

- A aula inicia com os alunos em frente ao seu Magalhães. Caso haja aluno sem computador, junta-se a um colega e trabalham a par.

 - A professora explica a actividade: em cada Magalhães está o inicio de uma história que é igual a todos. Individualmente, ou em pares, este trabalho obedecerá a um roulement previamente definido, até concluir a história. Os alunos circulam pelos computadores expostos que, em tempo limitado, continuam a história escrita pelo colega anterior.

- Os alunos ligam o computador e abrem o documento, previamente criado pela professora, onde está escrito um “mote” em verso, como orientação. Lêem o inicio da história que é igual para todos, continuam a história em 1 ou 2 frases.

- O aluno/par poderá utilizar as aplicações que achar necessárias, existentes no Word (formatando o tipo de letra, tamanho, cor, parágrafos …), não só para aplicar os conhecimentos aprendidos, bem como, para distinguir o seu registo dos colegas.

- A professora circula na sala e ajuda, se for solicitada.

- Depois de algum tempo a professora pede aos grupos para finalizarem a história que têm naquele momento  dar-lhe um título.

                                        Leta Marto

tags:
publicado por escapameldascolmeias às 16:42